Friday, October 14, 2005

Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band

O disco mais inovador e complexo de todos os tempos. Até hoje Sgt. Pepper é atual e será ainda contemporâneo por um longo tempo. Fruto de uma rivalidade entre Paul MacCartney e Brian Wilson (Beach Boys) que começou com o lançamento de Rubber Soul dos Beatles e que teve como resposta o belíssimo Pet Sounds dos Beach Boys. Sgt Pepper acabou com a disputa (Brian Wilson teve um colapso nervoso pois não conseguia compor nada melhor que Sgt Pepper!). Para se ter uma idéia de sua complexidade, foram necessárias 700 horas somente para gravações (com a masterização o tempo chega a 129 dias!), enquanto que Please Please me, primeiro disco dos Beatles, foi gravado em 585 minutos!
Durante uma viagem de avião dos EUA para a Inglaterra, Paul teve a idéia de gravar um álbum sobre uma banda fictícia com o nome mais estranho possível (o que era comum na época), assim nascia a Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band que teria em seus vocais o personagem Billy Shears. Na época os Beatles tinham decidido que não iriam mais fazer shows, então o novo álbum só teria músicas que não pudessem ser tocadas ao vivo.

Antes de falar das músicas vou falar um pouco sobre a capa do disco. A idéia da capa era simples: a banda Sgt Pepper´s faria um show em um jardim para um público seleto e após o show todos posariam para uma foto. Então cada membro dos Beatles faria uma lista das pessoas das quais gostariam que estivesse no ta show fictício. Paul escolheu atores de cinema como Fred Astaire e Marlon Brando; George Harrison escolheu 12 Gurus indianos; Ringo Star não escolheu ninguém, apenas disse “o que os outros escolherem esta bom” ; John Lennon escolheu vários comediantes, Jesus e Hitler, estes dois últimos estariam lado-a-lado, mas acabaram não entrando na capa pois alguns meses antes Lennon tinha dito a famosa frase “ Os Beatles são mais famosos que Jesus Cristo” (que foi interpretada fora de contexto!) e para evitar mais confusões tiraram os dois. Várias outras pessoas famosas aparecem na capa, como: Bob Dylan, Aldous Huxley, Marilyn Monroe, Karl Marx, H. G. Wells, Oscar Wilde, Albert Einstein e uma versão dos Beatles no começo de carreira. Outro fato inovador é que o encarte trazia todas as letras das músicas do disco (primeira vez que isto aconteceu!).
Vamos agora às músicas. A primeira e a penúltima são duas partes da música Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band e fazem parte do conceito inicial de Paul. A primeira retrata o começo de um show, onde a banda Sgt Pepper se apresenta ao público juntamente com o vocalista Billy Shears e dizem que a noite promete ser maravilhosa (é como se a banda fictícia preparasse o ouvinte para as próximas músicas do disco e esperasse que o ouvinte gostasse do que tinha por vir). Já Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band (Reprise) é a despedida da banda que esta terminando o seu show (ou o disco) e que vai tocar apenas mais uma música e que espera rever os fãs em breve em um próximo show (ou na próxima vez que escutarem o disco).

With a Little Help from my Friends é cantada por Ringo Star. O título da música (com uma pequena ajuda dos meus amigos) tem um toque de humor, pois como Ringo não sabia compor e gravava rapidamente as suas partes na bateria, ficava muito tempo sem fazer absolutamente nada. Então com uma pequena ajuda de seus amigos (Paul e John) poderia passar o tempo cantando esta música! O interessante é que a música só ficou famosa na voz de Joe Cocker que fez uma versão belíssima, que aposto que todos já escutam alguma vez, mas nunca prestaram a atenção devida. Não conseguem se lembrar? Eu ajudo! A versão de Joe Cocker é o tema de abertura da série Anos Incríveis, aquela do Kevin Arnold!

Agora eu quero desfazer um mal entendido. Lucy in the Sky with Diamonds não é sobre LSD. Ela é realmente sobre um desenho que Julian, Filho de John, fez sobre uma amiguinha de escola chamada Lucy. Inclusive a letra retrata bem o desenho (como vocês podem conferira a seguir). Mas é claro que John Lennon sabia o que significava as iniciais do título da música, mas tudo não passou de uma simples coincidência.

She´s Leving Home é uma música muito bonita que conta a história de uma garota que vive confortavelmente com seus pais ricos e que foge de casa em busca de um sentido na vida, pois apesar de todo conforto ela é solitária, e diversão (coisas que o dinheiro não podem comprar). Being for the Benefit of Mr. Kite foi composta por Lennon que se inspirou num poster do circo Pablo´s Fanque (veja o pôster a seguir) e é basicamente uma propaganda das atrações do circo.

When I´m Sixty Four foi composta por Paul e é uma visão, inspirada em seu próprio pai que então tinha 64 anos, de como seria a sua vida quando chegasse a esta idade. Good Morning, Good Mornning foi inspirada em um comercial de cereais e chama a atenção por toda a sua complexidade musical (não me perguntem como eles conseguiram gravar os sons de um galo, alguns gatos, cachorros, cavalos e até um elefante!).Claro que o melhor ficaria para o final com a magistral Day in the life. A letra foi inspirada em duas notícias lidas por Lennon no jornal Dailly Mirror. A primeira sobre um rapaz que morreu em um acidente de carro e a segunda dizendo que o distrito industrial de Blackburn em Lancashire tinha 4000 buracos.
Escutar Sgt Pepper é sempre uma experiência marcante, pois é escutar o melhor disco da melhor banda e perceber que dificilmente ele será superado. Mas apesar de todo o reconhecimento dos fãs e da crítica, o único membro da banda que gosta do disco é Paul MacCartney. Lennon disse que “parando para pensar, ele nunca foi tão bom assim” e George Harrison chegou a afirmar: “o disco é ruim e não gostei de tê-lo feito pois foi apenas um trabalho cansativo e burocrático!” O mundo seria muito melhor se houvessem mais trabalhos burocráticos como este!!!


Para saberem mais sobre Sgt Pepper assistam ao desenho Yellow Submarine que contém algumas músicas do disco e as explica muito bem!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Like your style, your blog's interesting Keep up the great work. If you get a chance, check out my site on internet software. It has stuff on internet software.

10:17 AM  

Post a Comment

<< Home