Thursday, July 07, 2005

The Stooges: pisando em flores!!

No meio de 1968 na costa oeste dos EUA estava no seu ápice o verão do amor, em Paris a revolta estudantil e no Brasil o auge da luta contra a ditadura. Era então de se esperar que este tipo de revolta juvenil estivesse ocorrendo no mundo todo, certo? Sim, com exceção do nordeste dos EUA. Em Nova York tínhamos o Velvet Underground de Andy Warhol e os malucos do fab. 51, que as únicas coisas das quais não falavam eram política, paz e amor. Em Detroit, além do já citado MC5, existia os Stooges.
Mas porque o disco homônimo e primeiro da banda é importante? Porque além de bom ele marca o nascimento do movimento Punk, ( é claro que um fato histórico não se deve a um único acontecimento, mas este é, co certeza, um dos mais importantes), e também é o disco de estréia de um dos maiores ícones do Rock: Iggy Pop (na época conhecido como Iggy Stooge!).
O disco começa com a música 1969, que é uma canção que reflete o sentimento dos jovens daquela parte do mundo: ... “It´s another year/ for me and you/ another year whith nothing to do” (é outro ano para mim e para você, outro ano sem nada para fazer). Joey Ramone ( vocalista dos Ramones) uma vez disse “Nós (os Ramones) éramos quatro garotos sem nada para fazer , que ficavam vagando por NY cheirando cola e ouvindo Rock dos anos 50.”. Bem parecido com a temática de 1969.
Aliás o ócio é o tema também de No fun. Mas e o resto do disco, do que fala? Como o líder da banda era Iggy Pop a resposta é simples: sexo. Desde uma aproximação mais “ingênua” como em Real Cool Time, até uma temática mais “pervertida” e sado- masoquista como em Not Right (que conta a história de um cara que quer fazer “algo” à noite mas a garota que ele conheceu não é apropriada para seu intuito! Interpretem como quiserem!), Ann, Little Doll e I Wanna Be Your Dog ( o título, eu quero ser o seu cachorro, já diz tudo)!
Os Stooges no seu disco de estréia são como os personagens da série que deu nome a banda, The Three Stooges ( Os Três Patetas), violentos. Mas ainda com um tipo de violência meio ingênua, sem o objetivo de sair quebrando tudo o que encontrar pela frente. É o movimento Punk sem a filosofia anarquista! Mas esta violência, ao contrário da série, vai crescer ao longo do tempo, e juntamente com todo o ódio e a raiva pelo sistema em vigor (seja ele político, moral ou cultural) serão os ingredientes básicos que, quase uma década depois do lançamento deste disco, culminará no auge do movimento Punk mo mundo todo!
Claro que a dica desta vez só poderia ser a série Os Três Patetas, que ainda passa na TV.

8 Comments:

Blogger Robinson said...

Conheci Iggy Pop em 1985, quando tocava nas rádios Walk on the Wild Side. Desde então fiquei impressionado com sua biografia. Algumas pessoas o chamam, com razão, de Avô do Punk. Em 1993, trabalhei com um sujeito belga que disse gostar muito do Iggy Pop. Tentando puxar conversa, disse que sua ligação com drogas era controversa. Na mesma hora, o belga disse: "Não me importo com o que faz da sua vida pessoal. Só gosto de sua música." Na época, admirei a atitude; hoje, acho o tal belga um idiota. Afinal, sem sexo e drogas, o que sobra do rock and roll do Iggy Pop?

11:04 AM  
Anonymous jfabioporto said...

sem querer ser chato mas walk on the wild side não é do lou reed?
olha robinson eu acho q a sua vida daria um livro incrível! o que vc ainda não fez?
legal continue comentando!

1:02 PM  
Blogger Daniel said...

sobre a letra de not right, tem um show ao vivo do iggy pop em carreira solo que ajuda bastante a entender a dificuldade passada por ele e a garota. nesse show ele tira a roupa e impressiona o público... o cara é um jeguinho! hehehe

4:03 PM  
Blogger Robinson said...

Pois é, desde aquela época eu confundia o Lou Reed com o Iggy Pop. E até hoje não sei ao certo quem foi pego na cama com o Mick Jagger - agora me lembro, talvez não tenha sido nenhum dos dois e sim o David 'canivete' Bowie... Mas foi naquela época, mesmo, que 'despertei' - digamos assim - para o querido IP.

7:34 AM  
Anonymous joão said...

realmente foi o david bowie que foi pego com o mick jagger!

10:11 AM  
Blogger Daniel said...

joão, fala do smiths!!

5:36 PM  
Blogger joaofabioporto said...

nunca, daniel

9:23 AM  
Anonymous Anonymous said...

the stooges and weed!!!!!!!!

10:28 AM  

Post a Comment

<< Home